quarta-feira, 6 de abril de 2011

Caderneta Pessoal e Reforma Íntima

Muito já se disse sobre a Caderneta Pessoal dentro do movimento espírita. E por isso, mesmo os movimentos que não a utilizam, falam dela como se a conhecessem. Mesmo que você participe de um centro que a utilize, encontrará pessoas que ali não a compreendem e não gostem dela.

Quem escreve na caderneta e trabalha ali seus sentimentos, conseguem efetivamente entrar num estado de compreensão de si próprio que, continuamente, vai levá-lo ao auto-conhecimento de si próprio.

Não existe uma só maneira de se fazer a reforma íntima ou de ter auto conhecimento. Como muitos preferem, a reflexão ou meditação são outras vias. Eu diria que não devemos deixar uma pela outra, pois todas elas são complementares e assim como todas tem seus benefícios, vou colocar aqui os da Caderneta Pessoal:

- Escrever e ler faz parte da evolução da sociedade e do nosso crescimento individual. É um salto que demos, coletivamente e individualmente.

- Conhecer os sentimentos que realmente temos em diversas situações traz um estado de compreensão sobre nós que permite ao mesmo tempo nos perdoar, nos tirar da sintonia que muitas vezes entramos e nos dá o entendimento do caminho que devemos percorrer.

- A caderneta é um caderninho com folhas em branco. Não há uma regra para fazê-la, cada um escreverá do seu jeito. Se fosse uma coisa pronta, um formulário, aí sim seria uma formalização, uma normalização. Mas não há forma ou norma. Existem dicas que os Discípulos podem trocar entre si, dentro de suas vivências. São maneiras de se incentivar uns aos outros sobre caminhos que descobriram em suas investidas de reforma íntima.

- Planejar sem escrever é um absurdo. Se reformar sem se planejar é ineficiente, é como viajar sem se saber o caminho, sem mapa, sem contar com os mantimentos necessários... Planejamento, qualquer que seja, requer que tracemos um plano e que regularmente possamos nos avaliar e nos replanejar. É assim que deve ser uma caderneta, um planejamento dinâmico de nossa reforma íntima. Como fazer isso é de cada um, é pessoal.

- Colocar data é uma coisa importante para que se avalie o planejamento, ajuda. É uma dica. Com o tempo se vê que caderneta sem datas não dão ao seu dono a sensação de tempo que é importante em todos os aspéctos desta encarnação, não só na reforma íntima. O tempo é uma referência vital da humanidade.

- Identificar o sentimento que se tem na anotação não é uma regra, mas é a razão de existir a caderneta. Sem conhecermos os sentimentos que estão por trás das atitudes e dos pensamentos e das emoções, não nos reformaremos.

Depois falaremos mais.

Nenhum comentário: