domingo, 24 de abril de 2011

A Ressurreição de Jesus

Só para constar.

Naquela semana havia sido a Páscoa judaica, talvez no terceiro e quarto dias (3a e 4a) ou quarto e quinto dias. Por isso a cidade estava cheia e o sinédrio queriam evitar que Jesus ali pudesse atrair a atenção de todos.

Jesus morre no sexto dia (sexta feira) na hora nona (14-15h). É sepultado no mesmo dia antes do sol se por e começar o shabat (que se iniciava às 18h da sexta e ia até 18h do sábado).

Passa o sábado, que era o dia que os Judeus guardavam para sua espiritualização. Além dos guardas que se postavam junto ao local do sepultamento de Jesus, ninguém ali se aproximou naquele dia.

Na primeira hora (6-7h) da manhã do primeiro dia (que hoje chamamos de Domingo, mas que seria a nossa "primeira feira", por isso alguns calendários iniciam a semana no domingo, o que está corretíssimo), Maria de Magdala vai até o local do sepultamento e vê os guardas no chão, a pedra do túmulo aberta e lá dentro a mesa vazia sem o corpo de Jesus.

Os anjos que ali estavam perguntavam a ela o que ela procurava, se procurava entre os mortos aquele que está vivo... E ela viu Jesus, vivo, que a orienta e ela vai até os outros contar.

Jesus apareceu a ela em espírito. Não foi de carne e osso. Jesus veio nos mostrar com sua própria morte do corpo que a vida segue após o túmulo.

Ele que após ter ensinado uma doutrina totalmente espiritual não poderia ressurgir num corpo de carne e osso.

Seria a vitória do material, o que seria um absurdo. Mas Jesus mostra a todos que eles poderiam matar o corpo, mas que espiritualmente o espírito vence e supera o túmulo.

A ressurreição de Cristo é espiritual. E isso muda o nosso modo de pensar. Muda nossas decisões, pois nós também iremos sobreviver à morte e não adianta ir jogando a nossa vida fora, temos que aproveitá-la. Este é um ensinamento importante, somos imortais. Isso muda tudo em nossa vida, não vamos pensar mais tão materialmente, mas sim em conseguir angariar coisas eternas para a nossa vida futura.

Quem assistiu o filme O Corpo, com Antonio Banderas, sabe bem o que estou dizendo. Uma doutrina baseada na ressurreição física de coloca uma pedra sem firmeza para pisarmos.

Mas e Tomé? Ele e nós também duvidamos. Nossa fé precisa de provas. E queremos colocar as mãos em suas chagas para termos certeza que aquele é o Messias. E isso é possível em materializações vulgares, muito mais seria possível na materialização do espírito do governador planetário.

Como Jesus aparecia mais intensamente aos seus discípulos nos primeiros dias, durante os 40 dias seguintes, este dia recebeu o nome de Domingo, ou dia de (estar com) Deus.

Que na páscoa cristã possamos sempre lembrar que somos imortais, que nossa alma vai seguir e que isso deve ser ensinados ao nossos descendentes.

Um comentário:

raymundo disse...

boa tarde....
e o corpo? quem tirou a pedra da porta? onde foi parar?