quarta-feira, 13 de abril de 2011

No ambiente de trabalho II

6. Ter espírito de servir. Lembrar que o maior de todos na terra, lavou os pés de seus discípulos. Devemos sempre estar abertos a colaborar com os companheiros que estão ao nosso lado. Se todos estiverem nesta toada, o grupo é como um barco a remo em que todos remam para o mesmo sentido, unem as forças, se protegem, se amparam.

7. Respeito. Respeitar o trabalho que Deus lhe deu, respeitar os companheiros, os clientes, as determinações. Respeitar a si próprio. Pense no que você diria de si próprio daqui há 20 anos.

8. Paciência e Tolerância. Aceitar como as pessoas são, saber que cada uma tem o seu tempo, pois também temos o nosso tempo.

9. Líder e Liderado. São relações que devem ser cuidadas com muito carinho. Quando estamos nos dois papéis, precisamos respeitar a ambos. Criar um clima de paz, confiança, de poder ouvir e ser ouvido. Todo líder deve cuidar de seus liderados com muito carinho, respeito, amor, cuidados gerais. Deve pensar e criar um clima de crescimento, de evolução da carreira. Se quiser ter boa equipe trabalhando para ti, cuide dela. Eu já perdi boas equipes e fiquei anos sem ter ao menos uma. E pensava: o que eu fiz de errado para perder tudo? E pensando no que fiz, fui mudando minha atitude com os liderados. E o contrário vale também. Podemos nos perguntar o por que de termos um chefe tão cruel ou ruim, mas será que merecemos um chefe melhor? Façamos por merecer, sendo fiéis ao atual e preservando-o de problemas desnecessários.

10. Não falar mal, não pensar mal de ninguém (difícil, né? mas não custa tentarmos todos os dias). Buscar eliminar qualquer tipo de fofoca.

Lendo isso, algumas pessoas podem pensar que eu seja um exemplo, que não sou. As coisas que escrevo aqui valem para mim, são reflexões que eu preciso me fortalecer. Sou como você que está lendo, precisando de água fresca para cruzar este deserto. Um grande abraço.

Nenhum comentário: