sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Natureza de Deus

Santo Agostinho, grande teólogo e doutor da Igreja Católica, tentou exaustivamente compreender o mistério da natureza de Deus.

Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma.

Até que deparou-se com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo. Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar; sucessivamente voltava, enchia o copo e o despejava novamente.

Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. No que o Santo lhe explicou ser impossível realizar o intento.

Aí a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que você compreender a natureza de Deus”.

E a criança, que era um anjo, desapareceu...

Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, quando estivermos evoluídos, quando nos encontrarmos em planos mais próximos do Pai.

Nenhum comentário: