segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A unidade na diversidade - Tradições espirituais

Certa ocasião Gandhi disse: “Não quero minha casa murada por todos os lados, nem minhas janelas fechadas. Quero que as culturas de todos os países soprem para dentro de minha casa com a maior liberdade possível“.

Todas as culturas e religiões apresentam correlações éticas e espirituais e testemunham a perfeita integridade do Plano Superior. Penso que somente quando nosso coração se abrir com amor e reverência para a diversidade racial, cultural e religiosa, estaremos realmente vivendo valores humanos. Afinal, valores humanos não são um discurso vazio, mas o que somos. Viver valores evidencia o esplendor da nossa humanidade e a coerência entre pensamentos, sentimentos, palavras e ações; é a fé posta em prática. O grande interesse pela espiritualidade, que hoje se observa, justifica a busca da unidade na diversidade das expressões culturais e religiosas de todos os povos. A unidade do conhecimento revelado nos ensina diferentes maneiras de praticar verdades eternas, e ensina que, partindo da condição humana, podemos revelar nossa natureza divina. Eu escolhi nesse artigo alguns pensamentos de mestres das diversas culturas e religiões para exemplificar a beleza da sabedoria dos povos. É fundamental, para a construção de um mundo mais justo e harmônico, acolher com respeito e amor a diversidade racial, cultural e religiosa. Espero que possamos mergulhar nesse manancial de sabedoria e dele emergir transformados, celebrando a vida como forjadores de transformações.

“Quando vocês atacam uma determinada religião, na verdade estão agredindo a sua própria religião. O divino é onipresente e não pode ser confinado a um retrato ou estátua num pequeno altar. Pratiquem a religião do Amor. Amor como pensamento é Verdade, amor como ação é Retidão, amor como sentimento é Paz, amor como compreensão é Não Violência”.
Sathya Sai Baba

“Primeiro elimina o engano da tua visão. E depois livra o teu companheiro do erro. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia num alqueire, mas no velador, para que ela alumie a todos que se encontram na casa. Assim, brilhe a tua luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.
Jesus Cristo

“Tal como um rochedo não é balançado pelo vento, um sábio não vacila diante de acusações ou elogios”.
Buda

“Da covardia que foge da nova verdade, da preguiça que se contenta com meias-verdades, da arrogância que pensa que sabe toda a verdade, Oh! Deus da Verdade, livrai-nos”.
Prece judaica

“A riqueza não provém da abundância de bens materiais, mas de uma mente tranqüila e de um coração feliz”.
“Deus é tudo e está em todos”.
Maomé

“Busquem sua felicidade na felicidade de todos”.
Zoroastro

“O mero fato de nascer não conduz à grandeza; o cultivo das virtudes é o que nos leva a alcançá-la”.
Mahavirad – Jainismo

“Trate seus semelhantes como gostaria de ser tratado”.
Sikhismo

“O sábio não se preocupa com tesouros materiais. Quanto mais ele dá aos outros, mais tem”.
Taoísmo

“Bendito o que é iluminado pela luz da cortesia e traja a veste da probidade: ele atingiu a sublimidade”.
Bahai Ullah – Bahaismo

“ Eu saúdo o homem de caráter, a mulher de caráter, o velho de caráter e a criança de caráter. Saúdo o povo de caráter”.
Tradição Ioruba – África

“A vida é um encontro sagrado com a Suprema Alegria”.
Xamalú - Xamã Andino

“Toda nova realidade nasce de um sonho”.
Sibupá- Cacique Xavante

“Devemos ser irmãos de todos os seres e de todas as coisas”.
Tradição Sioux - Indígena norte americana

Quero lembrar que, mesmo que tenhamos tido a experiência de tudo o que nos foi ensinado pelos mestres e que foi traduzido pela sabedoria dos povos, é preciso cultivar as sementes da divindade que vibra e pulsa dentro de nós pela prática das virtudes e valores humanos. Perceber e sentir o divino em toda parte, na natureza, nas pessoas e em tudo que fizermos é auto-realização. Desse modo, conheceremos o poder do agora, e cada momento de nossas vidas será uma manifestação milagrosa da Presença Divina.

Marilu Martinelli

Nenhum comentário: