quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Evangelho no Lar - Roteiro

O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família para a troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos, que auxilia o nosso esclarecimento e no equilíbrio do lar.

Não é uma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada pelo Mestre Jesus, que se reunia com os apóstolos e seguidores na casa de Pedro, em Cafarnaum, em torno dos escritos sagrados.

Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, também, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo.

É uma prática cristã recomendada como recurso poderoso na limpeza e higiene espiritual do lar. É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

É uma das formas mais saudáveis de fraternidade, que começa na família através do diálogo sincero e do exercício da caridade. Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e de bênçãos para o grupo familiar e para toda a área em que esteja instalado o lar que o pratique.

Roteiro

1- Escolher um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os membros da família ou da maior parte deles. Iniciar a reunião com uma prece simples e espontânea, ditada pelo coração.

2- Fazer a leitura de um breve trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Poderão também ser utilizados outros livros. (ver abaixo sugestões de leitura)

3- Após a leitura, fazer comentários breves sobre o trecho lido, trocando opiniões com o grupo quanto à aplicação dos ensinamentos na vida diária, evitando-se discussões, críticas e julgamentos de membros do grupo ou de conhecidos em função da mensagem evangélica, para que se mantenha o equilíbrio vibratório da reunião.

4- A seguir, rogar a Jesus em favor do lar onde está sendo feito o Culto do Evangelho, para as pessoas presentes, por seus familiares e amigos e pedir pela fluidificação da água, que será distribuída após o encerramento.

5- Encerrar com uma prece de agradecimento a Deus.

6- A duração deve ser de até 30 minutos, no máximo, incluindo a prece de encerramento.

Sugestões para leitura
O Evangelho Segundo O Espiritismo, de Kardec;
Fonte Viva, de Emmanuel;
Palavras de Vida Eterna, de Emmanuel;
Caminho, Verdade e Vida, de Emmanuel;
Vinha de Luz, de Emmanuel;
Pão Nosso, de Emmanuel.

Sugestão para leitura quando houver crianças
Jesus no Lar, Neio Lúcio;
Alvorada Cristã, Neio Lúcio;
O Evangelho da Meninada, Eliseu Rogonatti;
Cartilha do Bem, Meimei;
Histórias que Jesus Contou, Clóvis Tavares;
Os Meus Deveres, Eliseu Rogonatti.


Atenção
Uma vez escolhidos, o dia da semana e o horário de realização do Evangelho no Lar devem ser respeitados. Assiduidade e pontualidade são importantes na obtenção de boa sintonia com os protetores do nosso lar. Por isso, caso seja necessário qualquer alteração avisar na reunião anterior sobre as mudanças.

Não transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada, hóspedes (podendo-se convidá-los a participar da reunião), compromissos de última hora, etc. Caso seja inadiável a ausência da família, antes de sair pode-se fazer uma prece e deixar o livro aberto junto à jarra com água, e na hora da reunião mentalizar o lar de onde se estiver. Quando de retorno, ler com a família a página aberta e servir a água.

Mesmo que o Evangelho seja realizado em torno de uma mesa, não haverá necessidade de forrá-la com toalha ou colocar flores, imagens, retratos ou qualquer outro objeto.

Não transforme o culto do lar em reunião mediúnica. Lembramos aqui a insistente recomendação do Plano Espiritual, pois os lares não estão preparados para esse tipo de trabalho, que requerem condições vibratórias especiais, só encontrados em centros espíritas.

Fontes:
Roteiro para realização de Evangelho no Lar utilizado pela Casa Cristã da Prece e Site: www.kadercian.org

Bibliografia:
O Evangelho Segundo O Espiritismo, de Kardec – Editoras: IDE – FEB - LAKE
Fonte Viva, de Emmanuel – Editora FEB
Palavras de Vida Eterna, de Emmanuel – Editora FEB
Caminho, Verdade e Vida, de Emmanuel – Editora FEB
Vinha de Luz, de Emmanuel – Editora FEB
Pão Nosso, de Emmanuel – Editora FEB
Jesus no Lar, de Neio Lúcio – Editora FEB
Alvorada Cristã, de Neio Lúcio – Editora FEB
O Evangelho da Meninada, de Eliseu Rigonatti – Editora Pensamento
Cartilha do Bem, de Meimei – Editora FEB
Histórias que Jesus Contou, de Clóvis Tavares – Editora LAKE
Os Meus Deveres, de Eliseu Rigonatti – Editora Pensamento

Nenhum comentário: