quarta-feira, 30 de março de 2011

Ação, Reação e Conciliação

"Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Mas eu vos digo, que não resistais ao mal. A quem te bater na face direita, apresenta também a outra. A quem quiser fazer demanda contigo para tomar a tua túnica, deixa levar também o manto. E se alguém te forçar a dar mil passos, anda com ele dois mil. A quem quer de ti um empréstimo, não lhe dês as costas. Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem; deste modo vos mostrareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque faz raiar o sol sobre os bons e os maus, e chover sobre os justos e os injustos. Pois, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Acaso os desprezados cobradores de impostos não fazem também assim e, se cumprimentardes somente a vossos irmãos, que fareis de especial? Acaso os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito" (Mateus 5:38-48).

"Toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário". (Terceira lei de Newton)

Livro dos Espíritos, questão número 4;
Onde podemos encontrar a prova da existência de Deus?
– Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e a vossa razão vos responderá.

Vale sempre esclarecer, para que possamos corretamente refletir, que a Lei de "Ação e Reação" e a Lei de "Causa e Efeito" são leis diferentes, harmonizadas e complementares (como todas as leis divinas), mas regem coisas distintas.

A terceira lei de Newton vale para a matéria, mas nós humanos não somos somente matéria, somos espíritos, criados à semelhança de Deus. Se somente existisse a Lei de Ação e Reação, nós não evoluiríamos, pois seriamos como a matéria, que aguarda uma ação externa para se transformar. A guerra entre Judeus e Palestinos segue bem a Ação e Reação e com isso nós vemos o alongar desta, muitas vezes desafiando a nossa esperança disso tudo se finalizar. Um joga a bombinha para o outro lado do muro e jogam outra de volta num "indo e vindo infinito".

O ser humano tem o poder da conciliação, que interrompe o processo de ação e reação. A Conciliação é a ação espiritual, ação inteligente, sobre as coisas. É através desta terceira parte que nós paramos o processo doloroso de ação e reação sobre nossas vidas e fazemos a diferença. É pela conciliação que o ser humano descobriu como pode atuar para se superar, para evoluir, para conseguir reorganizar as suas coisas e colocar a sua inteligência a seu serviço, aos seus propósitos.

Nós devemos atuar sobre o material e dominá-lo, não o contrário. Não podemos ser escravos da matéria, mas seus artesãos.

A democracia, já foi dito, não é o último degrau de nossa evolução social. Hoje já existe a conciliação, que procura atender às minorias, atender a todos. Só o voto das maiorias não atende a justiça divina, devemos olhar o nosso próximo com mais amor de dar-lhes direito de ser como são. Um exemplo disso é que, agora em vários países, a liberdade religiosa é permitida e respeitada.

O cuidado com as nossas ações é imprescindível pois sempre iremos sofrer suas reações. Que saibamos entender que podemos agir diferente a cada vez, melhorando nossas atitudes, pensamentos e sentimentos.

Nenhum comentário: