terça-feira, 15 de março de 2011

Estar à disposição

"E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça?" (Saulo de Tarso em Atos dos Apóstolos 9:6).

"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra." (Jesus no Evangelho segundo João 4:34).


Sem muitas delongas, tenho me colocado à disposição de Deus para realizar o bem às pessoas ao meu redor.

Iniciando por mim, pois para me fazer o bem eu preciso me disciplinar, me respeitar e não me boicotar (por exemplo, claro).

Para os que estão ao meu redor vale o seguinte:

1. Ouvir sem julgar. Procurar entender o que as pessoas estão falando. Buscar sentir o sentimento delas. Olhar nos olhos, estar junto. A pessoa tem direitos iguais aos meus. Eu gostaria de ser acolhido.

2. A boa palavra auxilia sempre. Buscar no alto a boa inspiração para falar o que mais a pessoa precisa. Estar à disposição é se entregar ao bem, deixando que o mentor daquela pessoa se manifeste. O compromisso é com este anjo que fala e que nós somos os carteiros. Muitas vezes os mentores falam com muita firmeza, pois a pessoa precisa. Ou falam com extremo amor. De qualquer maneira, os mentores nunca passam raiva, ódio, violência. Sempre será algo que proporcione o crescimento. Não exagerar no falar.

3. Sempre há tempo de ajudar à alguém.

4. Estar atento ao lado e si mesmo. Buscar com os olhos a oportunidade de auxílio vindo em nossa direção.

5. As ajudas que podemos dar são sempre à conta gotas. Ter paciência e respeitar o limite do próximo.

6. Quando agradecerem, oriente que agradeçam a Deus e ao mentor da pessoa. É a mais pura verdade.

7. Orar pelos necessitados que bateram à nossa porta.

8. Quando alguém se abre, é como entrar na casa da pessoa e sentar no seu sofá. Muito respeito ao nosso anfitrião.

9. Não permitir que a euforia de auxiliar ao próximo tome conta, impedindo de auxiliarmos devidamenete.

10. Esquecer o bem que fizemos, pois muitas outras coisas temos que fazer. Não há tempo para se vangloriar ou sustentar posições.

Que eu estaja verdadeiramente à Sua disposição todos os dias de minha vida.

Nenhum comentário: