quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Evangelho do dia - Orgulho e Humildade

E todos vós que sofreis as injustiças dos homens, sede indulgentes para as faltas dos vossos irmãos, lembrando que vós mesmos não estais sem manchas: isso é caridade, mas é também humildade. Se suportais calúnias, curvai a fronte diante da prova. Que vos importam as calúnias do mundo? Se vossa conduta é pura, Deus não pode vos recompensar? Suportar corajosamente as humilhações dos homens, é ser humilde e reconhecer que só Deus é grande e todo-poderoso.

(Lacordaire, Constantina, 1863, ESE Cap VII, Instrução dos Espíritos)


Após uma boa noite de sono, mesmo que isso tenha custado à falta do trabalho espiritual de ontem, uma idéia que pairava por minha cabeça, como uma solução salvadora, já começava a me levar à novas zonas de sombras.

O evangelho de hoje me trás novamente à luz da razão, à confiança que devo ter na espiritualidade superior. E na continuidade do meu trabalho.

Seja o que Deus quiser, então.

Eu não estou sem manchas. Posso suportar isso? Sim. Posso até sofrer as ameaças e elas podem até se concretizas, mas será pela vontade da pessoa que o faz. Sofrerei as conseqüências dos meus atos, mas o julgamento de fato é o de Deus e de minha consciência. Sei a dimensão do que fiz e sei o ponto de vista de julgamentos sociais - são bem distintos.

Se ocorrerem chagas em mim, que estas iluminem os cegos ao meu redor.

Mas mesmo deixando nas mãos de Deus, deixo a minha suplica: preserve as pessoas que eu amo disso tudo.

E em relação à quem me ameaçou, meu Pai, Você sabe o que passa em meu coração e sabe que não tenho o mal em troca. Que seus mensageiros evitem um continuar destes erros.

Que assim seja.

Nenhum comentário: