segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Humildade

http://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-7-bem-aventurados-os-pobres-de-espirito/quem-se-elevar-sera-rebaixado/

Como disse no post anterior: será que eu não me coloco como superior ao outro, lá no fundo da alma, e este outro vem e me agride e eu poso de santo? Pode não parecer mas isso acontece. Mas após uma reflexão no texto do evangelho, as coisas podem mudar.

Após tomar inúmeros pancadas de uma pessoa, não só numa ocasião, mas em muitas outras tb, percebi que quando a pessoa fazia isso eu sentia um profundo desprezo por ela, por ela estar me agredindo. Até aí poderíamos dizer que isso é o normal, é sim, mas faz um mal danado. Está na hora de sermos anormais, para o nosso próprio bem.

Imagine então eu tentando ficar bem com o meu algoz. Peço desculpas e ele senta o porrete. Peço perdão e nada. Mais desprezo eu sinto, pois nem pra seguir as palavras do evangelho a pessoa segue... Eu sei que neste estágio eu tô tentando apaziguar as coisas e buscando que as coisas fiquem bem, que viremos a página. Mas lá dentro mesmo eu tô muito chateado com a pessoa. Eu peço perdão, mas não estou perdoando o outro de verdade. Como posso perdoar, se por dentro eu tô com raiva.

De inconsciente para inconsciente a gente passa para os outros o que sentimos. E por mais que as palavras digam uma coisa, a outra pessoa capta o que sentimos. Por isso tanto desentendimento.

Mas eu dei um passo. Tardio, mas progredi. Lutei pela amizade dela, lutei porque gosto dela, porque a admiro, porque esta pessoa me é importante. Não me importa mais nem me ofende mais se ela ainda me agride, o que mais importa é que eu sinto e transmito pelos meus poros que esta pessoa me vale a pena - assim como um filho rebelde é para o pai.

Nada nesta vida vem de graça. Se a coisa está feia pro meu lado, tenho dedo nisso. Tenho que seguir fazendo minha parte, tendo a humildade de fato, para não me importar mais com o xingar de meu amigo e ir com um algodão em seu peito ferido realizar o curativo.

Depois da palestra de hoje do Marquinho no centro, fantástica por sinal, sobre o perdão, percebi que valeu o esforço de me humilhar (no sentido evangélico), mas de coração limpo com meu algoz/vitima. E agora é vibrar por ele e confiar em Deus que Ele fará a parte Dele.

Boa Noite a todos.

Nenhum comentário: