domingo, 2 de janeiro de 2011

A Gratidão

"O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos" (Lázaro, Paris, 1862 - ESE, CAP XI, T. J. Herculano Pires, evangelhoespirita.wordpress.com).

Neste Natal/Ano Novo, ainda vivo um turbilhão de emoções e sentimentos. O texto do evangelho de hoje me chama a refletir na questão da gratidão. O fato é que foram ingratos comigo e meu orgulho falou mais alto e apontou a falta de reconhecimento por parte de outros em relação a mim. Que a sua mão direita não sabe o que faz sua mão esquerda... Só se for a sua, pois a minha estava cobrando.

E tendo como resultado disso um tremendo mal estar. Os meus defeitos me fazem mal e algumas vezes eu resisto ao chamado do evangelho - em outras vezes eu atendo de maneira muito rápida aos convites da boa nova. A minha educação no bem tem que ser constante, diária, pois caso contrário as coisas podem atrofiar.

O evangelho, no mesmo capítulo, na parábola do credor incompassivo (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 23 a 35.), me faz o convite para que eu reflita em como eu sou grato ou não às pessoas que me ajudaram, ou seja, ao invés de eu cobrar os outros, que eu reflita se estou sendo grato ou ingrato com as pessoas.

Nesta época de final de ano, relembrei de muitas, mas muitas pessoas que me ajudaram em todos estes anos de minha vida. Percebi que a muitas delas eu não havia agradecido da maneira correta tudo aquilo que me haviam dado. Liguei para um tio meu que passa por uma situação muito difícil em sua família. Espero visitá-lo bastante em 2011. Vejo que a ingratidão é filha do orgulho, pois eu sempre fujo de ter que agradecer quando me sinto em risco de ser humilhado. Mas isso já não ocorre tantas vezes, tenho sido mais agradecido nos últimos anos, sem este temor. O problema é que muita coisa ficou para trás.

Nesta reflexão, o que mais me alegrou, o que mais deixou meu coração em paz, é saber que aquela pessoa que me foi ingrata, que eu tanto cobro mentalmente que me reconheça, esta mesma pessoa me fez tanto bem que eu sou muito grato a ela por tudo que fez a mim e aos meus entes mais queridos.

A gratidão é irmã do reconhecimento, uma das molas da humildade. Que eu saiba no próximo encontro com esta pessoa, relembrar mentalmente a minha gratidão com ela e que o meu olhar, dizer e sentir estejam de acordo com isso.

Cobrar algo desvalorizaria o que eu também fiz, faria perder em muito o valor. Este é o caminho de Deus e do Amor.

Nenhum comentário: