terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ser mãe é uma realidade, ser pai é uma conquista

A estes doze enviou Jesus, dando-lhes estas instruções, dizendo: Não procureis os gentios, nem entreis nas cidades dos samaritanos; mas ide antes às ovelhas que perecem, da casa de Israel. E pondo-vos a caminho, pregai, dizendo que está próximo o Reino dos Céus. (Mateus, X)

O título do post é um dito popular que explica que a gestação de 9 meses, carregando o filho no ventre, com tudo que isso possa implicar, que a mãe estará totalmente integrada às suas funções de mãe quando dá a luz à aquela criança. Já o pai, este terá que conquistar o papel de pai, papel este que construirá não só durante os primeiros anos, mas por toda a vida do filho. Sempre estamos aprendendo e consquistando a condição de ser pai.

Mais um evangelho que cai com o tema falar. Vejo que realmente é um compromisso que eu tenho que desenvolver. Tenho este sonho antigo a retomar, ter um lar no qual fazemos o evangelho semanalmente, como um esteio da família. Este lançar todos os dias a semente me dá uma segurança e fé que os caminhos a serem traçados.

Quero que todos em minha casa sejam partes das ovelhas de Israel, perdidas ou não. Sei que em relação à minha filha, será um longo caminho até se acostumar, mas ao mesmo tempo sinto que em relação à mamãe as coisas terão uma assimilação muito rápida, pois sei que ela tem a razão e o coração já trilhados anteriormente. E que o nosso novo acompanhante possa receber todas estas vibrações e futuramente, junto com a irmã, que possa compartilhar estes frutos.

Existe em meu trabalho muitas pessoas pedindo o pão, mas os que estão mais abertos são aqueles com cargos mais simples - aí não vale, pois com estes eu é que aprendo mais. O que me vem é que aí dentro terei que ter mais ação como cristão, pelo exemplo, do que pela palavra. O que é uma regrinha simples num lar cristão, ali pode ser colocado como uma mentira ou uma utopia.

O evangelho cria um esteio na relação entre as pessoas que o estudam e o compartilham. Com isso, o evangelho num lar ou num ambiente como um Centro Espírita cria entre as pessoas um certo compromisso de se agir e ser conforme esta palavra. Todos sabem que se todos seguirem o evangelho, teremos paz e harmonia. É um senso comum, o evangelho é o caminho da harmonia, do amor, da felicidade.

Então fora a família, minhas ovelhas desgarradas são meus atuais alunos e minhas aulas que virão com o soprar dos ventos, além das preleções que terei que dar. Me preparar, colocar meus sentimentos no que eu disser, trazer as pessoas à reflexão. O que eu tinha que errar neste ponto, errei até ontem, de hoje em diante o erro não se repetirá.

Escrevi tudo isso, tudo isso para que eu saiba e entenda o que eu sinto: desequilíbrio e corrigenda. Por anos, sinto isso como uma presença em mim muito forte. A nova família se formando, a nova paternidade, assim como todo o trabalho que conquistei de me recuperar dentro da casa espírita e no trabalho profissional. Tudo isso precisa de uma corrigenda. A busca, que me gerava desequilíbrio, está encerrada em definitivo. A corrigenda será aplicada com isso, morre uma casca de mim, morre uma parte que se renovará e eu poderei ser mais essência que antes. Este Zaki mais integrado surgirá, terei que dar espaço a ele. Preciso parar de fazer as coisas para satisfazer a expectativa do meu próximo e fazer de acordo com minha essência.

Na profissão, no centro, no lar, a vida me pede mais equilíbrio. Será uma conquista que atingirei com minha atuação dentro do que me coloca a vida, dentro do que planejo junto à espiritualidade.

Nenhum comentário: