terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A reforma diária - Respeito a si

Mas os fariseus, quando ouviram que Jesus tinha feito calar a boca dos saduceus, juntaram-se em conselho. E um deles, que era doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, este é o maior primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas. (Mateus, XXII: 34-40)

Juntando os cacos de ontem, pude perceber com mais clareza uma situação muito comum em minha vida: eu não me respeito.

Se eu me respeitasse, não teria permitido que me faltassem com respeito, não deixaria que me fizessem de marionete, eu ouviria meu coração sofrendo, eu teria me preservado, teria reconhecido a minha dor. Eu me mantive neste momento todo como um refém, eu me coloquei de refém, de uma pessoa que queria me manipular. Se eu tivesse respeito por mim mesmo eu não teria dado tanta trela a esta pessoa.

Quantas pessoas existem no mundo? Preciso sofrer por esta amizade? Meu coração está doendo, se eu tivesse respeito por ele eu o teria ouvido direito: "esta dor não é só de saudade não, mas é dor de ter sido golpeado, me poupe deste tipo de situação".

A minha vida é minha responsabilidade e ao me colocar numa falsa posição de vitima, vejo que em eu não me respeitando eu passo a não respeitar o meu próximo também. "Quem não se respeita, normalmente não respeita o outros também". Sabias palavras.

Do amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, o que posso dizer é que eu não me amando e me respeitando, passo a viver uma vida toda torta. Vou me amar mais e me respeitar mais, colocando esta condição para a vida e com isso crescer.

Respeitando a mim mesmo, terei condições de respeitar ao meu próximo, e este vendo a situação, se sentirá melhor e não terá nem o atrevimento nem a vontade de me agredir.

Mais uma vez, assim como todas as vezes, a minha felicidade depende de mim, não dos outros. E as minhas dores são minha responsabilidade, não dos outros. Este é o caminho.

Nenhum comentário: